sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Religião é tema de debate em trabalhos científicos na UFMA

Por RAFAEL MORAES

A programação da tarde desta quinta (12) se destacou pela apresentação de trabalhos científicos produzidos por alunos do segundo e terceiro período do curso de comunicação social. Sob a orientação do Professor Gilbert Angerami, os projetos tinham como tema as práticas sociais ligadas à religião Católica e Adventista do Sétimo dia.


Por se tratar de religião, um tema bastante complexo, os alunos foram ao campo para observar e participar no convívio de cada doutrina. O primeiro trabalho apresentado tratou das dificuldades encontradas por fiéis da igreja adventista, como exemplo, utilizaram a dificuldade de encontrar emprego pelo motivo de se resguardar aos sábados, como dogma da doutrina adventista. O assunto gerou um debate logo após o término da apresentação que contou com a participação de muitas pessoas.

A segunda equipe demonstrou as práticas sociais cristãs, e utilizaram como objeto de estudo os festejos da padroeira da cidade, Santa Tereza D´Ávila. O objetivo do trabalho era de demonstrar o interesse da sociedade nas festividades da santa. Através de pesquisas foi possível constatar que uma grande parte das pessoas que freqüentam a festa nesse período, não se preocupa em renovar os laços de fé atribuídos a santa, o que de fato perde o sentido, já que a festa é para a prática da fé e de evangelização.

O ciclo de trabalhos científicos se encerrou com trabalho apresentado pela convidada Vanusa da Silva Lima, e teve como tema a Cartografia Social da Amazônia. Este trabalho apresentou um modelo novo de mapeamento da região de babaçual localizado na cidade de Cidelândia – MA, conhecido como reserva do Ciriaco. Vanusa destacou a importância de se preservar essa área e reforçou os avanços ocorridos na região.

O resultado das apresentações foi positivo. Paula Társsia, estudante do 4º período, reforçou a importância de produzir trabalhos na universidade, para ela a produção cientifica permite que se tenha uma visão mais crítica da sociedade e transformar o conhecimento empírico em cientifico, além de poder tornar público e divulgar os resultados na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário