quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Questões ambientais são discutidas no Simpósio de Comunicação


"Temos que trabalhar com a questão ambienta sem ser piegas", enfatisou Yara Medeiros.


 


Por Jordana Fonseca





            Na conferência de abertura, a jornalista Yara Medeiros falou sobre a “Cobertura jornalística e meio ambiente”. Yara é coordenadora-geral da ONG Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), que trabalha com a cobertura socioambiental nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

        A jornalista destacou a importância de uma mudança na cobertura jornalística das questões ambientais “o jornalismo ambiental ainda é muito factual falando de desastres, operações de apreensão de animais. Dificilmente algo que vai acontecer daqui trinta anos, por exemplo, ganha destaque. Temos mudar essa imagem”, ressaltou.

            A coordenadora-geral do NEM falou ainda da necessidade divulgação de iniciativas de conservação e desenvolvimento sustentável. Yara enfatizou o quanto é preciso implementar ações de educação ambiental tanto dos jornalistas como da sociedade civil. O NEM procura capacitar as comunidades para estas se inserirem na discussão socioambiental.

            O tema foi muito bem recebido pelos estudantes de jornalismo. “A palestrante nos mostrou uma forma de trabalhar em uma vertente no mercado de jornalismo ainda não explorada em Imperatriz. Poderá ser uma opção para nós que iremos nos formar ano que vem”, explicou Luana Barros, aluna do 7º período.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário