sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Programa “Saúde do Homem” será lançado na próxima semana em Imperatriz

Por Luzia Sousa



A Secretaria de Saúde de Imperatriz lança sexta feira dia 27 de novembro o programa “saúde do homem”, que faz parte de uma campanha nacional do Ministério da Saúde. A cidade será a primeira do Maranhão a implantar o programa. O objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de prevenção de doenças.
A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão alta.
Com essa iniciativa, o governo federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta é promover uma mudança cultural.
Na maioria das vezes, os homens recorrem aos serviços de saúde apenas quando a doença está mais avançada. Assim, em vez de serem atendidos no posto de saúde, perto de casa, eles precisam procurar um especialista, o que gera maior custo para o SUS e, sobretudo, sofrimento físico e emocional do paciente e da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário