sábado, 7 de novembro de 2009

Fé e Espetáculo: um novo modelo de evangelização

Por: Gerusa Cabral e Mayane Lima


O show do Pe.Fábio de Melo ocorreu no dia 6 de novembro em Imperatriz e atraiu pessoas de todas as idades, católicas e não-católicas ao Parque de Exposições. A maioria dos espectadores não sabia sequer as letras das melodias do padre. A histeria tomou conta de algumas fãs do cantor durante a apresentação, ele foi afirmativo com sua missão e repreendeu o comportamento das mulheres que gritavam frases apaixonadas.
O evento, que também apresentou pregações, revelou uma nova realidade da Igreja Católica: usar a mídia como importante instrumento de divulgação em favor dos dogmas do cristianismo. Há muito tem se percebido uma valorização dos meios de comunicação para massificar valores morais, religiosos e éticos. Por que não utilizá-lo em prol da fé? O púlpito das igrejas foi transferido para os palcos. A figura do padre tradicional, numa pregação de horas e cânticos gregorianos, já não surtia mais efeitos, era preciso dinamizar, alegrar e conquistar os fieis.
A Igreja Católica, além de preparar seus seguidores para se tornarem bons profissionais da área midiática, passou a fazer eventos para analisar o cenário comunicacional e seu objetivo. Pois, observou-se que estava perdendo suas metas, como instituição religiosa diante da sociedade brasileira. Capitalismo e fé se uniram para alcançar novos patamares midiáticos , rádio, televisão, internet, jornal impresso, tornaram-se meios de divulgação religiosa. Prova disso, é a força da Igreja Universal do Reino de Deus que construiu um império de conglomerados das comunicações. As instituições religiosas entram na mídia com o público-alvo certo. Cabe a elas separarem o joio do trigo e reafirmarem o seu compromisso com os verdadeiros preceitos cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário