quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sessão da Tarde

 Por Carlos Henrique Brandão

A programação do III Simpósio de Comunicação contou, na tarde de hoje, com um momento dedicado à 7ª arte. Foi exibido o documentário "Uma Verdade Inconveniente", de Davis Guggenheim, que aborda os desafios da humanidade para a manutenção sustentável do nosso planeta. Na ocasião, o professor Marcos Fábio Matos apresentou a proposta de criação de um cineclube no campus, apoiado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS).


Os participantes se reuniram no auditório para a sessão.

Com o tema "Jornalismo e Meio Ambiente", o simpósio propõe a discussão, em diversos gêneros, dos temas ligados à ecologia, responsabilidade ambiental, sustentabilidade e consumo. Os filme das sessões de cinema programadas para o evento foram escolhidos de acordo com essa temática, com o objetivo de, ao final de cada exibição, promover o debate e os questionamentos a respeito dos filmes e suas abordagens.

A sessão contou com a presença de muitos participantes, que discutiram a importância do tema, o caráter político do documentário - a começar pelo narrador e personagem principal, o democrata Al Gore - e os aspectos jornalísticos identificados na linguagem documental.


Trailer do filme "Uma Verdade Inconveniente, exibido nesta quarta-feira.

A programação cinematográfica do simpósio continua amanhã, no segundo dia de evento, à partir das 16h. Serão exibidos os curta-metragens "Ilha das Flores" e "A História das Coisas", que fazem uma reflexão sobre a participação da sociedade nos impactos ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário