quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Começou hoje o III Simpósio de Comunicação da Região Tocantina.


Por Mayane Lima


O evento discutirá a cobertura jornalística sobre as questões ambientais e o aprimoramento do trabalho dos profissionais na abordagem do tema.



A abertura foi marcada por uma conferência iniciada às 19 horas no auditório UFMA. A solenidade contou com a participação da coordenadora da ONG Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM), Yara Medeiros. A jornalista falou sobre o tema: Cobertura jornalística, política e meio-ambiente. A palestra teve como mediadora Roseane Pinheiro, Coordenadora do curso de comunicação do campus de Imperatriz e os componentes da mesa, Marjorie Lima Holanda, representante do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) e Carlos Henrique Brandão, presidente do Centro Acadêmico de jornalismo.

De início, foi destacada a importância do simpósio para a consolidação do curso na universidade. Logo após, Yara Medeiros falou sobre a missão do NEM de promover a transformação da relação da sociedade com o ambiente, por meio da comunicação socioambiental, e sobre o papel do jornalista de organizar e difundir informações e notícias para fortalecer as iniciativas de conservação, desenvolvimento sustentável e educação ambiental, além de fomentar e construir capacidades para comunidades conhecerem o contexto ambiental em que vivem e terem força política e voz. “A sociedade deve se organizar por uma causa”, afirmou Medeiros. Um público reduzido assistiu à palestra e discutiu sobre o que foi exposto no auditório. A abertura terminou com lançamento de livros e com a noite cultural.

O evento seguirá com a programação composta por oficinas, mesas-redondas, e a feira de comunicação que vai reunir produtos midiáticos como blogs, reportagens, cartuns, documentários, exposições fotográficas, todos feitos pelos alunos da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário