sábado, 21 de novembro de 2009

"Semana da Consciência Negra" em Imperatriz

por Rodrigo Souza

A cidade de Imperatriz celebrou nesta semana, a Semana da Consciência Negra, data alusiva a memória de Zumbi de Palmares, símbolo da luta contra a escravidão no Brasil.


A abertura da Semana contou com a presença da escritora Mundinha Araújo que durante a semana lançou o livro “Negro Cosme: Imperador e Tutor das Liberdades” foram realizados debates sobre os 120 anos de abolição da escravatura: as conquistas e desafios dos negros.
As comemorações se estenderam na Praça de Fátima no dia 20 de novembro com a programação que marcou a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra. Organizada pela coordenação estadual de Promoção da Igualdade Racial da Unidade Regional de Educação de Imperatriz, a 8ª Semana da Consciência Negra resgatou a história de luta e de conquistas do povo africano e afro-brasileiro.
A Semana da Consciência Negra em Imperatriz contou com vasta programação iniciando no dia 17 apresentação cultural do Grupo de dança "QUILOMBAGEM".
As comemorações seguiram durante toda sema com palestras "O trabalho escravo" nas escolas município, e visitas de escolas ao Centro de Cultura Negra Negro Cosme.
No dia 20 sexta, dia que é comemorado o dia nacional da Consciência Negra aconteceu exposições afro-brasileira na Praça de Fátima.
A noite marcou o encerramento da semana com Festa África belezas e riquezas II com a escolha do garoto e garota afro estudantil na Loja Maçônica Lauro Tupinambá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário