sábado, 7 de novembro de 2009

Imperatriz sedia o II Fórum Regional do Trabalho Infanto-Juvenil e Saúde

Por Alda Queiroz

Com o objetivo de promover a articulação das ações do Ministério da Saúde com os demais segmentos da sociedade para o combate à exploração do trabalho infanto-juvenil, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou, na manhã de ontem, a abertura do II Fórum Regional de Trabalho Infanto-Juvenil e Saúde, no auditório da Secretaria de Saúde.

De acordo com os organizadores, o evento reuniu 300 pessoas, entre profissionais da saúde, educação, assistentes sociais, representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público, Academia, estudantes e sociedade civil.

Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), representada pelo coordenador do Programa para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT, Renato Mendes, o Fórum é uma estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade na luta pela prevenção e o fim da exploração do trabalho de milhões de crianças e adolescentes em nosso país.

O oficial responsável pelas Américas, do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), da OIT em Genebra, Lars Joahansen, veio fazer o monitoramento do Brasil e também participou da solenidade de abertura do II Fórum Regional de Trabalho Infanto-Juvenil e Saúde.

Durante a manhã, a representante do Ministério da Saúde, Dra. Graça Hoefel, ministrou a palestra “Diretrizes do Ministério da Saúde na Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente economicamente ativos”. À tarde, o promotor de Justiça do Maranhão, Cássius Guimarães Chai, falou sobre os “Processos e Métodos Educacionais do Currículo Escolar como determinante no trabalho infantil”.

O Cerest compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), prestando atendimento individual e coletivo aos trabalhadores e desenvolvendo políticas para assegurar o controle de riscos e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

Em Imperatriz, o Centro é responsável pelo fomento de políticas públicas na Saúde do Trabalhador na macrorregião, composta pelos seguintes municípios: Açailândia, Amarante, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Estreito, Porto Franco, Campestre, Governador Edison Lobão, São Francisco do Brejão, João Lisboa, São Pedro d'Água Branca, Davinópolis, Buritirana, Senador La Rocque, Grajaú, Buriticupu, Caxias, Barra do Corda, Sítio Novo, Lajeado Novo e Balsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário