sábado, 14 de novembro de 2009

CHICO BUARQUE É HOMENAGEADO POR CURSO DE TEATRO NO III SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO

A peça teatral "Versos de Hollanda" foi destaque no segundo dia de simpósio. Alunos interpretaram as canções de Chico Buaque.
                                                                                                                                   Por Marcela Barros

O Curso Livre de Teatro da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) apresenta na noite de abertura do III Simpósio de Comunicação Social, um fragmento da peça teatral “Versos de Hollanda”, inspirada na obra musical de Chico Buarque de Hollanda.

A peça é dividida em quatro atos: cotidiano, regionalismo, drama e bordel. Segundo o professor Gilbert Angerami, diretor e roteirista do espetáculo, a peça é toda baseada nas canções de Chico Buarque, e das músicas compostas pelo músico, dramaturgo e escritor, foram selecionadas entre outras composições; Folhetim, Olhos nos olhos, Mulheres de Atenas, Gente Humilde e Partido Alto.

A apresentação é uma verdadeira colcha de retalhos costurada pelas músicas do cantor que são recitadas e interpretadas por um elenco composto de alunos do II módulo do curso, e conta com o ator convidado, Raul Mesquita, da Companhia de Teatro Okazajo, que semestralmente se apresenta no Teatro Ferreira Gullar.

Para Angerami, o objetivo da peça é divulgar a obra de Chico Buarque por meio do teatro, mostrando que as canções de Hollanda, são verdadeiros poemas musicados cheios de paixões que em sua grande maioria exaltam o “eu” feminino.

O curso de Teatro é um projeto de extensão composto por módulos, divididos em semestre. Segundo a aluna do curso Mhalba Jannini, participar do projeto proporciona prazer e descanso dentro da rotina acadêmica. Neste caso, o teatro atua como um instrumento lúdico, onde se pode viver inúmeros personagens, até mesmo uma das várias mulheres amadas, odiadas e exaltadas por Chico.

Direção e roteiro: Gilbert Angerami
Elenco:Elicléia Clarissa
Juliana Carvalho
Mhalba Jannini
Maurício Sousa
Naiane Cristina
Kalyne Cunha.

Um comentário:

  1. RETRATAÇÃO PÚBLICA

    Eu, Gilbert Angerami Lopes, venho por intermédio deste, me retratar publicamente quanto ao material publicado no dia 14 de novembro de 2009, referente ao espetáculo teatral Versos de Hollanda em que expressei erroneamente a autoria, roteiro e concepção do referido espetáculo. Ressalto que Versos de Hollanda teve sua estréia no dia 01/11/2000 na cidade do Rio de Janeiro com roteiro, direção e concepção de MARCIO AZEVEDO, e não de Gilbert Angerami como foi divulgado, tendo sido reapresentado em outras ocasiões na mesma cidade entre os anos de 2005 e 2007, como também na cidade de São Paulo do ano de 2009.
    Afirmo que em momento algum tive a intenção de plagiar, respeitando a Lei de Direitos de Autoria segundo dispositivo Art. 1º da Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, ciente de que esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos; conforme os dispositivos: Proíbe: I – publicação; II - transmissão ou emissão; III – retransmissão; IV – distribuição; V - comunicação ao público; VI – reprodução, sem autorização do autor; como também ofender a integridade moral, nem tão pouco obter recursos financeiros com a remontagem do espetáculo.
    Outrossim esclareço que a remontagem em questão teve objetivamente finalidade de ensino-cultural-acadêmica, assim como saliento que, em momento algum tive a intenção de denegrir ou trazer quaisquer transtornos aos autores que porventura tiveram participação direta ou indireta na elaboração, produção, encenação e/ou representação e divulgação do espetáculo de forma degradante às respectivas honras. Nestes termos reitero minha RETRATAÇÃO PÚBLICA que ora publico nos diversos meios de comunicação.

    ResponderExcluir